sábado, 8 de junho de 2013


 "Elos do Conhecimento (Vó e Netos); Professora como figura essencial do Saber"


'Na minha infância, minha avó explorava o seu tempo contando histórias de sua vida na Itália, era muito bom, pois minha avó não sabia ler e nem escrever, mas tinha um raciocínio excelente. Aprendi a gostar de leitura ouvindo as histórias de vó. Lembro que pegava livros até de ponta cabeça e contava historinhas para as minha bonecas;  
Eu me divertia ouvindo o meu próprio som contando cada história que acabava acreditando. Acredito que essas histórias ouvidas pela vó despertou o interesse de ouvir outras histórias, ou seja, histórias essas que outras pessoas contavam, com mundo desconhecidos e viagens que despertariam o interesse de explorar outras fontes de conhecimento. Partindo desse interesse em descobrir novos mundo com base nas histórias contadas por outras pessoas fui fazer Psicologia. Atualmente trabalho com a diversidade das áreas de conhecimento, Língua Portuguesa, Pedagogia, Filosofia e Sociologia, onde despertou ainda mais a interação ou o melhor contato com a leitura.
Aprendi a ler e ainda falta muito para entender á "aprender a aprender",pois cada leitura é uma nova experiência, uma busca pelo novo. A capacidade de entender facilitou muito com a leitura. Hoje leio em média 5 a 6 livros por ano de vários gêneros.
Os mecanismos psicológicos distinguem o homem e são essenciais na aquisição de conhecimento. Como sujeito da identidade, podemos refletir nas categorias princípios da própria natureza e da estrutura da Leitura e Escrita. A estrutura predomina em grande parte do pensamento - um raciocínio lógico.
A lógica como uma ciência da linguagem pode fundamentar nossa leitura e escrita. A lógica formal consiste em uma investigação das categorias e princípios através das quais pensamos sobre a leitura. Através da Leitura podemos fazer uma viagem de volta ao passado, assim como ir para o futuro. Ela nos enriquece a cada momento. A pratica com os alunos acabo nos envolvendo a cada momento do seu conhecimento que nos traz com a leitura de sua vida.
O costume de ler liberta o ser humano, dos momentos de solidão para o momento prazeroso da prática de ler.'


Professora  de Língua Portuguesa - Creusa Calixto