segunda-feira, 17 de junho de 2013

Texto Avestruz - Mario Prata

Olá pessoal, abaixo está minha sequência didática do texto trabalhado na aula presencial.
Texto : Avestruz - Mário Prata.



Atividade Proposta = Estratégia de Leitura


Texto analisado = AVESTRUZ


1º PASSO (Estratégias antes da leitura)
Sensibilização dos alunos através de uma animação (vídeo) ou uma fábula. Fazer uma sondagem com um ovo de avestruz e levantar os conhecimentos prévios deles. Antecipação do tema ou ideia principal a partir do exame de imagens (fotos detalhadas dos avestruzes).

2º PASSO (Estratégias durante a leitura)
Leitura Compartilhada – lendo cada trecho e fazendo inferências a respeito do pedaço lido. Ativação dos conhecimentos de mundo, checagem de hipóteses, localização de informações, inferências locais, relações de intertextualidade, valores éticos.

a) Será que o garoto vai ganhar o que pediu?
b) Vocês pediriam também uma avestruz?
c) Como vocês acham que se cuida de um animal desse tamanho?
d) Como seria criar esse bicho em um apartamento?
e) O que é “entrega em domicílio”?
f) Vocês acham que o menino vai querer a avestruz mesmo comendo tudo o que encontra pela frente?
g) A criação de Deus veio com defeitos, essa descrição do autor não nos leva a ter certo preconceito?
h) Como o menino ficou convencido de desistir da avestruz?
i) O que o menino propôs para trocar seu presente?
j) O que o homem sugere para a amiga? Por que ele sugere levar o menino a um psicólogo?
k) O texto dá pistas para saber se o narrador é homem ou mulher?

3º PASSO (Estratégias após a leitura)
Troca de impressões:
Verificar se a expectativa das hipóteses ficou em acordo com o final da história, se gostaram ou não do final. O que eles pediriam no lugar do menino. Se ele fez uma boa escolha (um bom pedido).

Atividade Escrita
Pedir para que os alunos transformem a história em HQs (História em Quadrinhos), destacando os elementos da narrativa: espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo, clímax e desfecho."
 
Professora responsável : Denise de C. F. da Rocha

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